Como podemos promover o aumento da produtividade, redução de custos e prazos de execução de uma obra? Como será a demanda por mão de obra neste novo modelo de construção? E como este sistema pode conter o desperdício de materiais?
Segundo Luciene, a evolução da construção civil brasileira passa pela transformação do canteiro de obras, especialmente na linha de montagem. Iniciativa semelhante, segundo ela, ao que ocorre em indústrias.
Nos sistemas construtivos industrializados, o modelo de construção off-site se faz presente na padronização, racionalização de materiais e otimização da mão de obra. Além disso, a construção off-site é conhecida por ter seus elementos estruturais básicos da construção pré-fabricados ou pré-moldados, deixando para o canteiro de obras apenas a montagem de estruturas como paredes, lages e coberturas. As informações são do Folha Vitória.
Para entendermos um pouco mais desse assunto, a Rentalfuros convidou Luciene Siray para dividir conosco os benefícios desse novo modelo de construção. Luciene é diretora comercial e sócia-proprietária da empresa Siray Cioletti Engenharia, fundada em 2013. De lá pra cá, a Siray Cioletti tem investido em pesquisas e protótipos para construção civil. Parceira da FIEMG/SENAI desde 2014, Siray Cioletti Engenharia, é filiada ao Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estados de Minas Gerais - Siprocimg e conta com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais - Sinduscon/MG